A bolsista - Helena Macedo

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Produção Textual



Resenha crítica do artigo
O PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA E O ENSINO MEDIADO PELA TECNOLOGIA
 O artigo aborda com muita propriedade o ensino de Língua Portuguesa utilizando a tecnologia essa ferramenta tão eficaz e muito atraente para os dias atuais, relata a falta de interesse dos alunos pelas aulas tradicionais e o despreparo dos professores na utilização desse suporte que pode contribuir de forma grandiosa para a melhoria das aulas de Português.
A falta de intimidade por parte dos professores com essa tecnologia tem feito com que o computador e a internet não sejam utilizados de forma proveitosa, para o  desenvolvimento de uma aula atraente. E fundamental que os professores sejam treinados e capacitados para o uso do computador e da internet em sala de aula. Pois com o domínio desse suporte poderão elaborar planos de aula tendo como base textos retirados da internet, podendo auxiliar seus alunos na busca dos mesmos, pois quando o aluno percebe que o professor domina a tecnologia deposita no mesmo mais confiança e se torna mais interessado pelas aulas.
O artigo ressalta com clareza a preocupação com o uso da internet em sala de aula, que deve ser bem utilizada para que os alunos não tenham acesso a outros tipos de informação que não sejam relacionados com a aula, pois da mesma forma que é uma fonte de boas idéias, existem conteúdos que não são confiáveis e não contribuíram em nada para uma boa formação do aluno, portanto exige do professor atenção redobrada.
A utilização da internet e o do computador como um meio de ensino aprendizagem, faz-se necessária a cada dia que se passa, com o avanço da tecnologia torna-se obrigatório que não só as escolas, mas também os professores se familiarizem e se preparem cada vez mais para acompanharem a evolução dessa modernidade tão presente no cotidiano dos alunos. 

  “Há que se considerar previamente a necessidade de um processo de capacitação voltado diretamente para o professor no sentido de possibilitar a sua familiarização com esta ferramenta. “Concluímos ser de fundamental importância que haja uma preocupação com a capacitação dos professores, uma vez que constatamos como sendo quase total o desconhecimento dos professores do que seja informática ao iniciarem-se neste projeto" (OLIVEIRA, 1997, p.163).
A preocupação com projetos de capacitação do professor é fundamental para que os mesmos se sintam estimulados em buscar esse conhecimento que por sua grande maioria é ignorado. Esse incentivo deve partir dos governos para que os professores saibam utilizar com propriedade os computadores que são enviados para as escolas públicas e na maioria das vezes são utilizados somente como um apoio nas aulas, e teriam uma grande contribuição para elaboração de aulas mais dinâmicas e interessantes se os professores soubessem utilizar essa ferramenta de forma adequada.
O artigo levanta a questão de como trabalhar com a tecnologia nas aulas de Português, como usar essa tecnologia a favor da matéria, cabe ao professor o uso bem sucedido desse suporte, pois cabe ao mesmo a elaboração de aulas voltadas para o uso dessa tecnologia visando um aproveitamento maior dos variados textos que são facilmente encontrados na internet.
As pesquisas feitas com um grupo de vinte professores de Língua Portuguesa expostas no artigo mostram que apesar de possuírem computador apenas sessenta e cinco por cento possuem banda larga, e mesmo os que têm acesso a internet, relatam não saberem utilizar com total conhecimento para trabalharem em sala de aula com seus alunos. É contra essa falta de habilidade dos professores com a tecnologia que a pedagogia da informática luta e não pela substituição dos mesmos pelo computador, mas usar a tecnologia como facilitadora no processo de ensino aprendizagem.
Em tempos que os alunos estão cada vez mais conectados descobrindo a cada momento algo novo através da internet, faz-se urgente que as escolas se adéqüem a essas tecnologias para fazer de suas aulas as mais interessantes possíveis, principalmente as aulas de Língua Portuguesa que geralmente são ministradas da forma mais tradicional, professor falando e aluno escutando. Esses métodos ultrapassados para os dias atuais têm desestimulado os alunos que quando questionados o que acham da matéria em questão, respondem que acham a matéria chata ou não demonstram interesse pela mesma.
O artigo traz não só um alerta, mas também aponta os caminhos a serem traçados pelos professores de Língua Portuguesa a utilizarem esse instrumento que nos dias atuais é tão importante para os alunos a favor de sua matéria, demonstrando que é totalmente possível tornar através da tecnologia as aulas de Português muito mais atrativas e interessantes para seus alunos, utilizando-a também para ensinar outras matérias através do Português.   



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