A bolsista - Helena Macedo

A bolsista - Helena Macedo

Diário de Campo

Terça feira 04 de Dezembro 2014, Uniabeu.
Nossa reunião hoje foi para tratarmos de assuntos concernentes aos blogs, nossa coordenadora Claudia Fabiana nos relatou a respeito de sua saída do projeto por motivos de saúde e sobre carga de trabalho. Ficamos todos surpresos e tristes com a notícia, mas entendemos sua decisão, nos comunicou também a atividade que faremos durante o recesso, e orientou os bolsistas que participarão do Enalic.  

Sábado 29 de Novembro 2014, UNIABEU.
Hoje aconteceu na UNIABEU o Primeiro Seminário Institucional do PIBID, o evento contou com as apresentações dos coordenadores da UNIABEU e UFRRJ, nós bolsistas também apresentamos nossos resultados. Nesta ocasião apresentei com o meu amigo bolsista Caio Pompeu a Semana de Literatura Infantojuvenil,que foi realizada na segunda semana de novembro mais precisamente nos dias 12 a 14. Nosso trabalho teve como título Grandes personagens no palco da Baixada Fluminense, sendo que, o meu em forma de slides, e o do Caio em forma de artigo.
Nossa coordenadora Claudia Fabiana nos orientou durante todo o processo de produção de nossos trabalhos.
Foi sem sombra de dúvida um dia enriquecedor, pois vimos quantas coisa realizamos no projeto, mas também ficamos conhecendo à atuação de outros grupos dentro do projeto.

Terça feira, 25 de Novembro 2014, IECP.
Nesta reunião o supervisor Daniel, conversou com conosco a respeito de nossa atuação na escola, nos elogiou e também nos estimulou a continuar no projeto ressaltando a importância de um projeto como esse para nossa formação, nos relatou algumas experiências pessoais de sua vida acadêmica.

Terça feira, 18 de Novembro 2014, IECP.
Como acabamos de apresentar as esquetes na escola, essa reunião foi somente para discutirmos os pontos positivos das apresentações como a boa participação dos bolsistas e dos alunos.

Sexta feira, 14 de Novembro 2014, IECP.
Foi o dia das apresentações das esquetes.Este dia foi muito descontraído e agradável, pois contamos com a presença de todas as turmas que estavam participando, e as que não estavam também. Todos os alunos se dedicaram bastante tanto nas apresentações como na produção de cenários, o que trouxe á nós bolsistas muita satisfação e alegria, pois observamos o quanto as alunas são empenhadas em suas tarefas.

Quinta feira, 13 de novembro 2014, UNIABEU.
Esta reunião teve por objetivo recebermos de nossa coordenadora as orientações sobre melhorias em nossos trabalhos que serão apresentados no I Seminário Institucional do PIBID.

Terça feira, 11 de novembro 2014. IECP.
Realizamos os ensaios das esquetes que serão apresentadas na semana de Literatura Infantojuvenil. As esquetes são adaptações de clássicos da literatura infantojuvenil com a realidade da Baixada Fluminense.
Fomos separados em trios.Cosme, Fernanda e eu ficamos com a responsabilidade de ensaiar a turma 1001. O contato do ensaio com as alunas foi muito proveitoso para uma maior aproximação com as alunas e uma excelente oportunidade de apresentar à ela um Gênero Textual diferente do que estão acostumadas a ver em sala de aula.

Quinta feira, 06 de novembro 2014. Uniabeu.
Nesta reunião nossa coordenadora Claudia Fabiana nos orientou sobre o I Seminário Institucional do PIBID, separou os temas que cada bolsista iria apresentar. Eu fiquei com a responsabilidade de apresentar um painel sobre a Semana de literatura Infantojuvenil.

Terça feira, 28 de outubro 2014.

Estivemos reunidos no Colégio Pasquale com o nosso monitor Daniel para escrevermos as sinópses das peças teatrais que apresentaremos durante a Semana de Literatura Infantojuvenil. O grupo formado por mim, Cosme e Fernanda adaptamos a história dos Três porquinhos onde suas moradias não seriam derrubadas com o assopro do Lobo, mas sim com calamidades ocorridas na Baixada, a casa de tijolo sendo a que fica de pé sofre um assalto. Relatamos nessa adaptação as dificuldades vivenciadas por nós moradores da Baixada Fluminense. e decidimos os horários dos ensaios com as alunas e as leituras dos textos com as mesmas.

Terça feira, 21 de outubro 2014.

Nesse dia nossa reunião no Pasquale foi para falarmos o que achamos das monitorias, para começarmos a organizar nossa participação na Semana de Literatura Infantojuvenil, pensamos na adaptação de contos infantis para a realidade da Baixada Fluminense.


Terça feira, dia 14 de outubro 2014.

Nesse dia o meu grupo realizou a segunda monitoria onde trabalhamos com as alunas sobre suas duvidas em: pontuação, o uso dos porquês, mas ou mais. As atividades trabalhadas foram baseadas nas produções textuais produzidas por elas durante as oficinas sobre Gêneros Textuais.

Quinta feira, dia 09 de outubro 2014.

Nesse dia estivemos reunidos na faculdade com nossa coordenadora Claudia Fabiana para decidirmos os materiais que serão utilizados na Semana de Literatura Infantojuvenil. Depois nós bolsistas fomos informados o que cada um fará no Seminário Institucional. Eu fiquei com a responsabilidade do painel sobre a Semana de Literatura Infantojuvenil.

Terça feira, dia 07 de outubro 2014.

Nesse dia nos reunimos no Pasquale para acertarmos os últimos detalhes das monitorias de apoio a escrita que começariam na mesma semana precisamente no dia 10/10, com os bolsistas do grupo1 que são: Caio, Thayane, Priscila e Camila.

Terça feira, 30 de setembro 2014.

Nesse dia nos reunimos no Colégio Pasquale com o nosso monitor Daniel e conversamos sobre a possibilidade de nós bolsistas estarmos na escola no período da manhã para haver uma maior interação nossa com as alunas, e logo após iniciarmos as Monitorias de apoio a escrita.
Decidimos de acordo com a disponibilidade de todos as seguintes datas: um grupo estará na escola no dia 10 de outubro e o outro grupo estará dia 14 de outubro. Os seguintes temas serão abordados nas monitorias: pontuação, coesão, ortografia e concordância verbal, as monitorias serão realizadas no seguinte horário das 7:30 ás 11:30 hrs.

Quinta feira, dia 25 de setembro 2014.

Estivemos reunidos na faculdade Uniabeu com a nossa coordenadora Claudia Fabiana onde recebemos orientações sobre atualização dos blogs e a respeito do Seminário Institucional que será realizado no Campus de nossa faculdade no dia 29 de novembro, onde todos os alunos terão  que apresentar trabalhos, uns apresentaram artigos outros painéis. Ainda discutimos sobre uma maior participação nossa no Colégio Pasquale, nossa coordenadora nos sugeriu realizarmos uma monitoria, que intitulamos: Monitoria de apoio a escrita, monitoria essa que utilizaríamos os textos produzidos pelas alunas durante as oficinas, e pensamos em dar as alunas um suporte em suas maiores dificuldades.

Terça feira, dia 23 de setembro 2014.

Nesse dia nos reunimos com o nosso monitor Daniel e conversamos a respeito das oficinas, as dificuldades das alunas em relação a produção textual, e observamos que suas maiores dificuldades são em relação à: pontuação, coesão, ortografia e concordância verbal.

Quinta feira 18 de setembro.

Apresentamos no Colégio Pasquale, a nossa quarta oficina sobre Gêneros Textuais.  O Gênero de hoje foi Obituário e eu, Cosme e Fernanda fomos os responsáveis por essa oficina. Estiveram presentes treze alunas, cuja participação foi bastante expressiva, interagiram com a música Pé na cova da cantora Martinália. Esclarecemos suas dúvidas sobre o Gênero, e apresentamos um obituário no jornal O Globo, e destacamos a ausência do Gênero em alguns jornais de grande circulação na Baixada Fluminense.
Logo após pedimos para as alunas produzirem um texto de como elas gostariam que fossem escritos os seus obituários.  Nesse momento ocorreu uma grande interação do grupo com as mesmas, e foi bem legal! Destacando-se duas que leram seus textos de  forma bem descontraída, logo após terminamos a oficina com sorteio de alguns brindes. 


Terça feira 16 de setembro.

Estivemos reunidos na Uniabeu com a nossa coordenadora Cláudia Fabiana, apresentando os relatórios das oficinas, trabalhadas por nós bolsistas em nossas respectivas escolas. Comentei sobre a questão da frequência das alunas na apresentação das oficinas do Colégio Pasquale, principalmente na terceira oficina, onde a frequência foi de fato muito insatisfatória, e nós do grupo chegamos à constatação que isso se dá, porque as apresentações ocorrem em horário fora ao de aula regular das mesmas, trouxemos a sugestão das próximas oficinas ocorrem no período de aula normal.
Conversamos também sobre o que fazer com os textos produzidos pelas alunas durante as oficinas, e pensamos na possibilidade de expor no mural da escola, obviamente com a permissão das mesmas.
O bolsista Caio Pompeu destacou que na terceira oficina, que tratou sobre o Gênero textual Crônica, algumas alunas em suas produções textuais confundiram crônica com charge. O bolsista Cosme relatou as dificuldades em ortografia, pontuação e coesão, das alunas em seus textos produzidos durante as oficinas.

Nossa coordenadora nos deu mais algumas informações a respeito dos blogs, e logo após encerramos a reunião. 

Quinta feira, 11 de setembro 2014.

Nesse dia foi realizada a oficina sobre Crônica, o grupo expôs o Gênero que era pouco conhecido pelas alunas, realizaram debates a respeito do tema, mostraram a estrutura do Gênero, e pediram as alunas que fizessem comparações em alguns textos para diferenciarem os textos expostos de uma crônica.Mas observamos que algumas alunas confundiram a Crônica com Charge, e o bolsista Caio esclareceu as dúvidas explicando as diferenças entre os Gêneros.

Quinta feira, dia 04 de setembro 2014.

Nesse dia foi realizada a segunda oficina do Gênero Decreto Lei onde apresentamos para as alunas a estrutura de um Decreto Lei, e conversamos a respeito da Lei Maria da Penha e a respeito da violência domestica, e como a violência é uma realidade que atinge todas as classes sociais, exibimos reportagens com depoimentos de mulheres que sofreram algum tipo de agressão. No final pedimos as alunas que produzissem um texto relatando se o que elas pensavam a respeito da Lei Maria da Penha.
Quinta feira, dia 28 de agosto 2014.

Nesse dia foi realizada a primeira oficina com o tema Diário o grupo responsável foi o grupo 1, na responsabilidade dos bolsistas Caio, Thayane, Camila e Priscila. O grupo trabalhou com fragmentos do livro O Diário de Anne Franki, com a finalidade de explorar melhor o Gênero, as alunas foram bastante participativas e no final realizaram uma produção textual onde idealizaram um diário.


Terça feira, dia 26 de agosto 2014.

Estivemos reunidos com o nosso monitor Daniel acertando os últimos detalhes das oficinas sobre Gêneros textuais.(Escritas de Si)


Terça feira, dia 19 de agosto 2014.

Nos reunimos no Colégio Pasquale par definirmos uma data para a realização das oficinas decidimos pelas seguintes datas: dias 28/08/2014. 04/09/2014, 11/09/2014 e 18/09/2014.
E organizamos assim:
Dia 28/08- Diário- com material de apoio o livro "O Diário de Anne Franki."
Dia 04/09- Decreto Lei- cujo o tema será mulher (Lei Maria da Penha)
Dia 09/04- Crônica.
Dia 18/09- Obituário- onde exploraremos a ausência do Gênero em jornais da Baixada Fluminense.


Terça feira, 05 de agosto 2014.

Estivemos reunidos no Colégio Pasquale, para montarmos as oficinas que realizaremos com as alunas.
As oficinas sobre Gêneros Textuais são: Diário, Decreto Lei, Crônica e Obituário.Que foram divididas com os grupos. O grupo formado pelos bolsistas: Caio, Thayanne Camila e Priscila, ficaram com os gêneros, Diário e Decreto  Lei, e o grupo formado, por mim, Cosme e Fernanda ficamos com os  gêneros: Decreto Lei e Obituário.E cada grupo ficou responsável em preparar sua respectivas oficinas.

Terça feira, 22 de julho 2014.

Após o recesso da Copa do Mundo, retornamos as nossas atividades no Colégio Pasquale, e fomos informados pelo nosso monitor professor Daniel, que no mês de novembro a escola realizará a Semana da Literatura Infanto Juvenil. Conversamos também a respeito das oficinas que realizaremos, com as alunas nesse segundo momento do projeto, achamos por bem, trabalharmos os gêneros textuais menos conhecidos pelas mesma.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário